top of page

Bem vindo!

"O senhor Deus irá na sua frente; Ele mesmo estará com você 

e nao o deixará, não o abandonará. Não se assuste e não tenha medo"

Deuteronômio 31:8

Tatuagens...devo ou não fazer?

  • Foto do escritor: Ivan Passos
    Ivan Passos
  • 1 de mai. de 2014
  • 5 min de leitura

Tâo em moda nos últimos tempos, a tatuagem é uma expressão artística, de beleza e modo devida

para muita gente no mundo. O que a bíblia tem a nos dizer sobre o assunto? Será que esta forma de expressão

agrada a Deus? O que há de principio bíblico para o uso ou não desta arte?

Hoje em dia vivemos em uma sociedade que não discrimina o uso da prática de TATUAGENS nas diversas partes do corpo. As TATUAGENS são usadas pelas pessoas para transmitir uma certa filosofia de vida. Cada pessoa é livre para decidir questões relacionadas ao seu pensamento, vivendo uma filosofia de vida que lhe traga a felicidade, um prazer humano. Comportamento é um grande desafio para os cristãos hoje. Todo homem e mulher que se diz cristão, deve entender que o seu comportamento não é motivado pela sua carne, pelo seu próprio prazer. O(a) servo(a) de Deus é, na sua totalidade motivado pelo Espírito Santo de Deus. Esse faz com que seu comportamento seja agradável e aprovado por Deus. Porque só a vontade de Deus pode trazer a alegria verdadeira ao nosso ser. Mas para fazer a vontade de Deus, devo me apropriar de princípios bíblicos que me conduzem a um caminho de fé. Paulo em sua carta diz:

"todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém" (I Co. 6.12).


Para o apóstolo tem certas coisas que não convém a um cristão. A Tatuagem é um comportamento que não convém a um cristão, porque ela tem o objetivo de trazer uma forma estética de expressar coisas do HOMEM e não de Deus. Pois entendemos como cristão que a única forma de demonstrar a nossa fé é ter um coração de adorador que nasce na minha confiança na Pessoa de Jesus Cristo. E não na minha pele ou coisas externas como roupas e adesivos que apenas me identificam, mas não me definem como cristão. A Tatuagem, pode sim dizer o que eu penso, até mesmo a respeito de Cristo, mas na maioria das vezes, esse tipo de comportamento não está relacionado a Honra de Deus, não serve muitas vezes para glorificar o nome de Jesus, mas sim como um exemplo de cultura ao corpo, exaltando a beleza ou a ousadia de uma pessoa, menos o sentido de exaltar o nome de Jesus. Se não for para adorar a Deus, não tem sentido para a nossa vida. Pode também ser um comportamento que de certa forma estabeleça na vida do meu irmão um impedimento de buscar com seriedade o nome de Jesus. O apóstolo Paulo fala de pedra de tropeço:

"Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão".(1 Cor 8:13)


Tem comportamentos que podem ser motivos de tropeço, impedimentos para pessoas se aproximarem de Cristo. Por amor a meu irmão, deixo de fazer certas coisas, para ajudá-lo a crescer na fé. O comportamento do cristão deve ser uma atitude que defina sua vida em Cristo. Buscando uma vida diferente do mundo, fugindo das atitudes errôneas, muitas vezes sem sentido que o mundo nos traz. Em Levíticos o povo foi exortado por Deus a não ter o costume dos povos pagãos:

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor".(Levítico 19:28)


Não podemos viver como o mundo vive. Não é o mundo que deve estar na Igreja, mas a Igreja deve estar no mundo para fazer a diferença. Então devemos entender que somos chamados para que o mundo nos imite e não nós imitarmos o mundo. Não podemos inverter essa ordenança de Deus, estamos no mundo, mas não somos do mundo. Jesus Também afirma que:

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".(João 9.5)


Se somos seguidores de Jesus, devemos entender que tudo que fazemos deve ser para que o mundo veja a Luz de Jesus em nós. Devemos então fugir de toda a aparência do mal:

"Abstende-vos de toda espécie [aparência] de mal".(1 Tessalonicenses 5:22)


Essa é a ordem Bíblica, tudo que tem aparência do mal, deve ser abortado como princípio de vida. Pois não engrandece a Deus.


Conclusão

Concluo então que a tatuagem não deve ser uma prática para um cristão. Mesmo que seja tatuado versos bíblicos ou dizeres de amor a Jesus ou a Deus. Pois tudo isso é vaidade, exaltação ao corpo. Se você ainda não optou pela tatuagem, permaneça assim, pois você foi chamado por Deus para se expressar através de danças, louvores e palavras. Não por algo mundano, por uma marca externa, mas por uma marca interna, não visível aos olhos humanos, mas muito claro em nossos corações marcados pelo seu sacrifício na cruz. Se você tem uma tatuagem, não se desespere, mas viva a sua vida em Jesus e não pela tatuagem, pois ela não expressa realmente quem você é em Jesus, pois a Sua Graça me basta. Se você tem intenção em fazer uma tatuagem, pense muito bem, antes de fazê-la, peça a Deus se isso vai glorificar o nome Dele ou não. Se vai alcançar almas para o Reino. As pessoas não serão atraídas pelas marcas feitas pelas mãos de homens. Mas pela marca feita pelas mãos de Deus na sua vida. Eu optei pelas marcas de Jesus. E você?


DEPOIMENTO



“Hoje eu não faço mais tatuagem e não aconselho ninguém a fazer”. Poucas pessoas associariam essa afirmação a Rodolfo Abrantes. Com os braços quase cobertos por tatuagens, muitas do período em que atuou como vocalista da banda secular Raimundos, e a imagem de um candelabro tatuada no pescoço, feita após sua conversão, o músico conta que tatuar-se era algo habitual: “Quando eu me converti, eu continuei fazendo tatuagem porque já fazia muito e eu confesso que não sentia muita paz nisso. Durante meu processo de conversão, senti Deus falar comigo que eu não precisava mais daquilo. Quando decidi parar, senti muita paz. Desde então, nunca mais fiz tatuagem alguma. Quando eu continuei me tatuando depois de convertido, só transferi uma coisa que eu já era para dentro da minha nova vida. E realmente eu não precisava mais disso”.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Em entrevista ao Portal Guia-me, Rodolfo expressou o que pensa hoje sobre tatuagem: “Na real, eu acho que tatuagem é uma grande ‘duma vaidade”. “As pessoas dizem: ‘Eu vou para Jesus, mas eu vou levar tudo o que eu gosto’. Mas têm certas coisas que talvez Deus queira simplesmente tirar do teu coração. Eu interpreto da seguinte forma: quando eu senti que era Deus falando comigo, que era para eu parar de fazer tatuagem, creio que era uma ordem simples, que se eu conseguisse obedecer, eu conseguiria obedecer a ordens maiores também. Eu cumpri e senti uma paz tremenda. Toda vez que eu obedecer a Deus, vou sentir Paz”, explica o cantor.

Commentaires


bottom of page