top of page

Bem vindo!

"O senhor Deus irá na sua frente; Ele mesmo estará com você 

e nao o deixará, não o abandonará. Não se assuste e não tenha medo"

Deuteronômio 31:8

A Guerra dos Anjos

  • Foto do escritor: Ivan Passos
    Ivan Passos
  • 15 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura


Angelologia (estudo sobre os anjos) é um assunto bastante discutido atualmente. Centenas de livros e revistas têm sido publicados sobre esse tema, expondo as mais diversas opiniões e experiências. No entanto, como já vimos, a única fonte confiável de informações sobre esse e outros assuntos semelhantes é a Bíblia Sagrada. O que ela diz sobre os anjos? Quando eles foram criados? Quantos são? Houve uma guerra entre eles? Por quê? Quando foi isso? Ao buscar respostas bíblicas para essas perguntas você descobrirá também quando e por que teve início o mal no Universo e quando a morte passou a existir em nosso mundo. Mas antes de abrir a Bíblia não se esqueça de orar pedindo a orientação do Espírito Santo.



1. Qual a origem dos anjos? Salmo 148:2, 5

Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.

Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.


Assim como os seres humanos e todos os outros seres, os anjos foram criados por Deus.

2. Seriam eles espíritos de mortos? Gênesis 3:24

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Já havia anjos antes da primeira morte de um ser humano (Abel). Portanto, não faz sentido dizer que anjos seriam seres humanos que morreram.

3. Quantos anjos existem? Apocalipse 5:11

E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,

Textos como o Salmo 37:4 e Hebreus 1:14 afirmam que anjos foram encarregados de cuidar dos seres humanos. Como esses seres poderosos existem em número de “milhões de milhões”, podemos crer que cada um de nós, se desejar, pode contar com a proteção de um deles. 

4. Existem quantas classes de anjos? Apocalipse 12:7, 9

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Miguel, em hebraico, significa “Quem é como Deus”. Ou seja: Miguel é Jesus, quando descrito em Sua luta contra o originador do mal. Portanto, existem duas classes de anjos: do bem (aliados de Jesus) e do mal (aliados de Lúcifer). 

5. Quem foi o primeiro anjo a se tornar mau e por quê? Ezequiel 28:13-19; Isaías 14:12-14

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Deus não criou Satanás (o inimigo). Criou, sim, um anjo perfeito e livre. Infelizmente – não sabemos por que –, Lúcifer ambicionou o poder e a posição de Deus, no Céu. O Criador não destruiu o rebelde imediatamente para que os outros anjos pudessem comparar os dois governos e fazer também sua escolha, sem servir a Deus por medo, caso escolhessem ficar ao lado dEle. A queda de Lúcifer deixa evidente que Deus criou um universo com seres dotados de liberdade de escolha. 

6. Além de um terço dos anjos (Apocalipse 12:3, 4), a quem mais Lúcifer envolveu em sua rebelião? Gênesis 3:1-6

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Envolvendo Adão e Eva, Lúcifer transferiu o palco do grande conflito para a recém-criada Terra. Portanto, Satanás é o responsável direto por tudo o que há de ruim no mundo. E às vezes tem obtido sucesso em atribuir seus atos diabólicos a Deus. 

7. O que fazem os anjos maus? 2 Coríntios 11:14, 15; Efésios 6:11, 12; 1 Timóteo 4:1

Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.

Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.

8. O que fazem os anjos bons? Salmo 34:7; Salmo 91:11; Eclesiastes 5:6; Daniel 7:10

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

9. Os anjos bons aceitam adoração? Apocalipse 19:10 (Esse texto se refere ao anjo Gabriel.)

E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.


Não devemos orar aos anjos nem reverenciá-los. Quem sempre quer ser adorado é o anjo rebelde. O correto é orar a Deus e pedir-Lhe a proteção dos anjos. 

10. O que farão os anjos bons quando Jesus voltar? Mateus 24:31

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Continuamente anjos bons e maus tentam nos influenciar. A que influência nos submeteremos? Lembremo-nos de que “não é contra a carne e o sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Estamos no meio de uma batalha cósmica que logo terá fim. Até lá todo cuidado é pouco!

MINHA DECISÃO:


Sabendo que existe uma batalha pela mente de cada ser humano, decido, por meio do estudo da Bíblia e da oração diária, colocar-me ao lado de Deus, pedindo sempre a proteção de Seus santos anjos.


@contagemregressiva.org

 
 
 

Comments


bottom of page