A viagem de Mil anos
- Ivan Passos
- 7 de nov. de 2020
- 8 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2020

O que acontecerá depois da volta de Cristo? Para onde irão os salvos? O que você acha de participar de umas “férias” de mil anos ao lado daqueles a quem você ama e junto com Jesus? Então prepare-se, pois Cristo já comprou sua “passagem” para essa viagem maravilhosa! E como se já não bastasse essa ótima notícia, o milênio é apenas o começo da eternidade. Neste estudo, veremos alguns vislumbres do lar eterno de paz que pertencerá aos remidos de Deus. Faça uma oração e abra a sua Bíblia. Realidades futuras maravilhosas inundarão sua imaginação e o encherão de esperança!
Acompanhe este estudo detalhado dos acontecimentos finais da nossa era e o início do Reinado eterno de Cristo!
1. Para recordar: Para onde Jesus levará os salvos quando Ele voltar à Terra? João 14:1-3
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
2. Para recordar: Quando Jesus voltar, o que acontecerá com os que morreram crendo nEle e com os que estiverem vivos? 1 Tessalonicenses 4:16, 17
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
3. Que efeito terá a vinda de Cristo sobre aqueles que escolheram viver sem Deus e no pecado? 2 Tessalonicenses 2:8; leia também João 5:28, 29
Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.2 Tessalonicenses 2:8
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Faz parte do plano de Deus destruir o pecado. A rebelião iniciada no Céu com Lúcifer e transferida para a Terra trouxe apenas sofrimento, dor e morte. Deus é amor e não pode tolerar que esse câncer corrosivo chamado pecado continue existindo em Seu universo, trazendo dor e degradação. Infelizmente, os anjos caídos e muitos seres humanos insistirão em permanecer agarrados ao pecado e serão finalmente destruídos com ele. Existe apenas uma escolha entre duas alternativas: vida eterna sem pecado ou morte eterna por causa do pecado.
4. Por quanto tempo os salvos permanecerão no Céu e o que farão lá? Apocalipse 20:4; 1 Coríntios 6:2, 3
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
É durante esses mil anos a bordo da Nova Jerusalém que todas as dúvidas serão dissipadas. Dizem que lá teremos três surpresas: (1) eu estou aqui! (2) você está aqui?! (3) por que fulano não está aqui? Digamos que uma pessoa aparentemente muito bondosa a quem você admirava não foi salva. No milênio, você terá acesso aos registros dessa pessoa e saberá de coisas que talvez apenas Deus soubesse. É nesse sentido que participaremos do julgamento de Deus. O Criador é tão transparente e quer que as coisas fiquem tão claras que submeterá Seu julgamento ao nosso escrutínio. Essa fase do juízo pode ser chamada de “juízo de comprovação”, e será necessária para o bem dos remidos e de todo o Universo.
5. Enquanto os salvos estiverem reinando com Cristo, no Céu, onde e como estarão os perdidos? Apocalipse 20:5
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6. Como permanecerá a Terra durante o milênio? Jeremias 4:23-26
Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.
Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido.
Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.
Esse texto de Jeremias descreve a Terra em uma condição em que ela nunca esteve. Escuridão, ausência de vida, destruição total. Só pode ser, então, a descrição do planeta após a volta de Jesus e durante os mil anos seguintes, pois os salvos (os ressuscitados e os que estavam vivos por ocasião da segunda vinda de Cristo) terão sido levados para o Céu, e os ímpios não arrependidos terão ficado aqui, mortos. Os que já estavam mortos sequer saberão o que aconteceu. Os que estiverem vivos não poderão contemplar a glória de Deus e serão mortos por ela. Logo, a Terra ficará vazia, exceto pela presença de outros seres não humanos, os anjos caídos.
7. Como ficará Satanás durante os mil anos na Terra? Apocalipse 20:1-3
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
A prisão de Satanás e seus anjos será uma cadeia de circunstâncias, pois não poderão sair deste planeta e aqui não terão ninguém para enganar, uma vez que, como já vimos, os ímpios estarão mortos e os salvos estarão no Céu. A palavra “abismo” nos remete ao relato da criação em Gênesis. Antes de Deus organizar a Terra para ser habitada, ela estava na condição “sem forma e vazia” (Gênesis 1:2), e o Espírito Santo pairava sobre a face do “abismo”. Assim, durante o milênio, uma vez mais a Terra ficará na condição “sem forma e vazia”, ou seja, desolada, sem seres humanos, aguardando a nova criação, reorganização.
8. No fim do milênio, qual será o fim de Satanás, seus anjos e os ímpios, ao tentarem tomar a cidade de Deus, que descerá do céu? Apocalipse 20:7-10
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
9. O que não sofrerão os que ressuscitarem na primeira ressurreição (por ocasião da volta de Cristo)? Apocalipse 20:6
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
A segunda morte é a eterna. Por isso a Bíblia chama esse fogo de “eterno”, pois quem morre nele, morre para sempre. O livro de Judas (1:7) nos ajuda a compreender isso ao mencionar a destruição de Sodoma e Gomorra, no Antigo Testamento. Ambas as cidades foram incineradas por Deus por causa da tremenda impiedade que havia ali. Judas escreveu que elas sofreram a pena do “fogo eterno”. Só que, obviamente, elas não estão queimando até hoje! O fogo foi eterno como será eterno o lago de fogo: quem é morto ali não volta mais. Serão transformados em cinzas, como afirma Malaquias 4:3. Logo, não existe e nunca existirá um inferno de fogo eterno como alguns ensinam (leia mais sobre esse mito aqui). Além de ser um conceito antibíblico, essa ideia vai contra o caráter de um Deus justo que jamais condenaria ao sofrimento terrível por bilhões e bilhões de anos alguém que pecou por algumas décadas. Mesmo os seres humanos jamais aplicariam uma pena dessas. A pena capital que costuma ser aplicada é a prisão perpétua ou a pena de morte. Além disso, é bom lembrar que, segundo Apocalipse 21:1-5, após o milênio não mais haverá morte, dor, pranto nem clamor. Como poderia haver um inferno com pessoas sofrendo e esse texto continuar sendo verdadeiro? A Bíblia é muito clara: o destino dos perdidos é a segunda morte. E dessa morte os salvos não participarão.
10. O que acontecerá com a Terra quando os ímpios receberem o castigo da segunda morte? 2 Pedro 3:10
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
11. O que esperamos para depois disso? 2 Pedro 3:13; Apocalipse 21:1
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.
Apocalipse 21:1
12. No fim do milênio, onde estará a Nova Jerusalém? Apocalipse 21:2
Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Para uma descrição detalhada da Nova Jerusalém, leia Apocalipse 21:9-27. A cidade santa, que descerá sobre o Monte das Oliveiras (Zacarias 14:3, 4), será a capital da Nova Terra. Assim, teremos um “apartamento” na cidade feito por Jesus (João 14:1-3) e poderemos construir uma “casa de campo” nas planícies verdejantes da Terra recriada (Isaías 65:21).
13. Quem habitará a Nova Terra, junto com os salvos? Apocalipse 22:3
Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
O que há de mais maravilhoso nas profecias relacionadas à Nova Terra é o fato de que Deus trará para cá o trono dEle. Ou seja, isso fará da Terra o novo Céu! Sim, este minúsculo planeta na vastidão do Universo, humilhado pelo pecado, sofrendo por milênios os efeitos da queda moral humana, será honrado com a presença da Divindade! Nossa humilhação será transformada em júbilo e honra! Viveremos eternamente na presença de Deus, na companhia dos nossos queridos salvos e dos anjos, em um mundo onde não mais haverá qualquer traço de maldade, tristeza e injustiça. Nas palavras de Ellen White: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O Grande Conflito, p. 678).
14. Somente quem entrará no Reino dos Céus? Mateus 7:21
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
A Nova Terra será habitada por pessoas redimidas por Jesus, que aceitaram o plano divino de salvação e tiveram prazer em fazer a vontade de Deus expressa em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Comece já a viver a vida de um remido de Deus!

Créditos: Outra Leitura = Michelson Borges
Comments